Parque de Nara

O Parque de Nara é um parque público fundado em 1880 localizado na cidade de Nara, aos pés do Monte Wakakusa,
O Parque é localizada na áreas amplas dos templos, e o jardins que antes eram privados agora são abertos ao público. Esses jardins fazem uso das construções dos templos como recursos auxiliares de suas paisagens. O parque abriga o Museu Nacional de Nara e o Todai-ji, onde a maior construção de madeira do mundo abriga uma estátua de 50’ de Buda.

A curiosidade desse parque é que de acordo com o folclore local, os cervos desta área são considerados sagrados devido a uma visita de Takemikadzuchi-no-mikoto, um dos quatro deuses do Kasuga-taisha. Ele teria sido convidado de Kashima (Ibaraki), e aparecido no Monte Mikasa andando em um cervo branco. A partir desse momento, os cervos passaram a ser considerados divinos e sagrados tanto pelo Santuário de Kasuga como pelo Kōfuku-ji. Matar um desses cervos sagrados era uma ofensa capital punível com a morte até 1637, a última data registrada de uma violação dessa lei.

Após a Segunda Guerra Mundial, os cervos foram oficialmente retirados de seu status sagrado/divino, e foram designados como tesouros nacionais e protegidos como tais. Hoje, os visitantes podem adquirir “bolachas de cervos” (鹿煎餅 Shika-senbei) para alimentar os cervos no parque. Esses biscoitos são vendidos exclusivamente pela empresa WNOW.