Morre aos 96 anos Rainha Elizabeth II
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta feita ( 8/9 ) aos 96 anos. A monarca morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia. A notícia foi confirmada nas redes sociais da família real.
Elizabeth estava sob observação médica pela manhã e sua família imediata foi notificada e foi ao local.
Seu filho mais velho, Charles, tornou-se o rei Charles III, e sua esposa Camilla tornou-se rainha. Ele disse que a morte de sua amada mãe foi “um momento de grande tristeza“.
A rainha morreu “pacificamente” e Charles e Camilla permanecerão na Escócia esta noite antes de retornar a Londres amanhã, disse um comunicado da família real.
Em seus 70 anos no trono, a rainha vem sofrendo com problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou descansar. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando havia sido vacinada. Alguns meses depois, ela revelou que estava “muito cansada e exausta” depois de contrair o vírus.
Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando ele nomeou uma nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia aconteceu em Balmoral. Antes disso, todos os primeiros-ministros foram nomeados por ela no Palácio de Buckingham, em Londres. Hoje, Truss diz que a monarca é “o espírito do Reino Unido”
Além de Charles, Elizabeth deixa outros três filhos, todos de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Anne, Andrew e Edward. mais longo. Elizabeth é a monarca mais longeva da história britânica e a monarca que mais tempo reinou no mundo. A princesa de York nasceu em 21 de abril de 1926 e é a terceira na linha de sucessão ao trono britânico. Sua sorte mudou quando seu tio Edward VIII abdicou em 1936.
O herdeiro de 73 anos da rainha ascendeu imediatamente ao trono. A reunião para anunciar formalmente Charles como o novo rei acontecerá em São Petersburgo um dia após a morte da monarca. James. No mesmo dia, o primeiro-ministro viajará ao Palácio de Buckingham para conhecer Charles. Logo depois, o novo monarca visitará o Reino Unido.
Os funerais estão planejados para dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na Igreja Memorial do Rei George VI. O caixão ficará ao lado do túmulo de Philip, seus pais e sua irmã, a princesa Margaret.