Estão sendo Instalados Banheiros transparentes em Tóquio
Algumas pessoas criativas e visionárias do Japão aderiram a um projeto único que está tornando famosas as instalações públicas do país. Estão desenhando banheiros diferenciados, estimulando a curiosidade das pessoas e estimulando um novo tipo de turismo.
Em agosto, quando banheiros transparentes apareceram em dois parques de Tóquio, eles imediatamente se espalharam pela Internet. As pessoas ficam fascinadas, senão apavoradas em usar este dispositivo, com a perspectiva de usar tal instalação. Mas a privacidade não é um problema.
O arquiteto de renome mundial Ban Shigeru criou o projeto. Usando “vidro inteligente”, a parede do banheiro fica opaca quando a porta está trancada.Elas precisam de corrente elétrica para permanecerem transparentes, por isso, mesmo se a energia acabar, os usuários serão salvos da indignidade de serem pegos com as calças abaixadas.
“Quero que os usuários se sintam confortáveis ao usar esta instalação”, diz ele. “Pensei em acessibilidade para todos, inclusive cadeirantes. Acredito que uma cidade tem que ser inclusiva, e seria ótimo se pudéssemos mostrar que uma das maneiras é mudar o humilde banheiro público.”
Ban estava considerando a maneira de as pessoas se aproximarem de um banheiro público. “Antes de entrar, todos querem verificar se não há ninguém escondido lá dentro, ou se está limpo, e isso é natural. Esta é uma solução para esses problemas”, afirma.
O vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2014 disse que ficou surpreso com a atenção dada aos trabalhos mais recentes, “Fazer edifícios com formatos estranhos ou interessantes não é um design para mim, especialmente para instalações públicas. O design tem tudo a ver com a resolução de problemas. Nesse ponto, há duas coisas que nos preocupam ao entrar em um banheiro público: segurança e limpeza.”

Ban é famosa por seu uso inovador de materiais. Ele projetou divisórias de papel e tecido para abrigos de emergência, considerando também a privacidade. “Há momentos em que a privacidade é essencial e outros em que não é necessária”, diz ele. “É uma ideia comum tanto aos abrigos temporários quanto aos banheiros públicos. As instalações podem ser abertas ou privadas, de acordo com a necessidade.”
Todas as 17 instalações conhecidas como o projeto “Toalete de Tóquio” estão localizadas em Shibuya, uma área conhecida por sua cultura jovem e diversidade, O prefeito de Shibuya, Hasebe Ken, considera esse projeto, “uma oportunidade para a cidade oferecer aos seus residentes e visitantes felicidade e entretenimento”.